segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Eventos biológicos durante o tempo geológico


Especiação peripatrica


A especiação peripátrica é um tipo especial de especiação alopátrica ou parapátrica, em que uma das populações isoladas é bastante menor do que a outra. Nestes casos, como a população é pequena, mecanismos como a deriva genética ou o efeito fundador são mais importantes, pois populações pequenas sofrem frequentemente do efeito de gargalo.

Especiação dicopátrica

Durante a especiação dicopátrica, a população inicial divide-se em duas populações dicopátricas (geograficamente isoladas) devido, por exemplo, a fragmentação do habitat pelo aparecimento de uma cadeia montanhosa. As populações assim isoladas vão se diferenciar genotipica e/ou fenotipicamente quer por as populações estarem sujeitas a pressões selectivas diferentes ou por factores aleatórios como a deriva genética. Após um certo tempo, quando as barreiras ao contacto entre as populações desaparecem, os indivíduos que faziam parte da mesma espécie voltam a se encontrar, agora, evoluídos o suficiente para estarem reproductivamente isolados ou já não serem capazes de trocar genes entre si.

domingo, 23 de agosto de 2009

O conceito de subespécie


Subespécies, são populações de mesma espécie que diferem entre si quanto a determinadas caracteristicas.
A formação das subespécies ocorre, geralmente, por um processo denominado irradiação adaptativa. Este consiste no isolamento geográfico de populações de uma mesma espécie, as quais vão se tornando geneticamente diferentes; isso ocorre devido ao acúmulo de mutações novas e à seleção de diferentes combinações novas e à seleção de diferentes combinaçoes gênicas, imposta pelas condições em cada em uma das regiões. Pelo fato de estarem relativamente isoladas, adaptadas a ambientes particulares, as subespécies tendem a manter e a acentuar sua identidade. A formação na subespécies representa uma etapa de transição na origem de novas espécies.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009


O processo evolutivo envolve dois mecanismos de especiação: a anagênese e a cladogênese.


Anagênese (ana = para cima; gênesis = origem): consiste na transformação progressiva de uma espécie, com mudanças graduais que levam à adaptação evolutiva; resulta da interação dos fatores evolutivos, pode ser chamada de microevolução.


Cladogênese (clado = ramo): é o processo pelo qual duas populações isoladas diferenciam-se no decorrer do tempo, originando duas novas espécies. Nesse caso, a anagênese ocorre de forma independente nas duas populações, fazendo com que elas se tornem distintas.


By: Priscila Batista, bjoos a todos !!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

FALA QUE EU TE ESCUTO

Essa postagem é especialmente para os alunos tirarem suas dúvidas com o professor!!!!
Perguntem que ele responde!!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

AMIGOS DA XURUPITA











Os caras da xurupita aew!!!!!!!!!!!!!!!
Esse 3° ano é D+!!!!!!

domingo, 2 de agosto de 2009

Teoria Moderna da Evolução


O surgimento da Genética no século XX e seu grande desenvolvimento permitiu a reinterpretação da teoria de Darwin à novas descobertas sobre a hereditariedade. Entre 1930-40, os conhecimentos genéticos foram incorporados as teorias de Darwin numa síntese evolucionária, daí surgiu a Teoria Moderna da Evolução ou Teoria sintética, às vezes chamada de Neodarwinismo. A teoria moderna incorpora ao conceito de seleção natural as explicações genéticas p/ a origem da diversidade, mas Darwin ñ dispunha de uma explicação consistente expondo sua teoria a críticas q ele ñ pode responder adequadamente.
A teoria moderna considera 3 fatores evolutivos principais: mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural.
Mutações gênicas: são alterações do código de bases nitrogenadas do DNA, q originam novas versões de genes, q podem produzir novas características nos portadores dea mutação, podem ocorrer espotaneamente, ou induzidas por agente externos, como radiações.
Recombinação gênica: refere-se à mistura de genes de indivíduos diferentes q ocorre na reprodução sexuada, nos organismo eucarióticos, a recombinação gênica ocorre por meio de 2 processos q acontecem durante a meiose: a segreção independente dos cromossomos e a permutação, ou crossing-over.
Seleção Natural: segundo Darwin todos os seres vivos lutam p/ sobreviver, os mais aptos tem maior chance de sobreviver, isso Darwin deu o nome de seleção natural, q inspira-se no fato de q alguns são presas e tem q evitar ser devorados, e outro são predadores e tem q capturar esses animais ou morrerão de fome. A seleçao natural é classificada de 3 tipos: estabilizadora, direcional e disruptiva.
seleção estabilizadora: qdo em ambientes estáveis, a média de indivíduos estar bem adaptada às condições ambientais, a seleção favorece os indivíduos médios e seleciona indivíduos c/ características extremas.
seleção direcional: qdo ocorrem mudanças ambientais e um fenótipo antes desfavorável passa a ser favorecido.
seleção disruptiva: akela q favorece os indivíduos portadores de características extremas numa curva normal, enquanto indivíduos médios levam desvantagem.

Existem também as adaptações:
camuflagem: propriedade de os membros de uma espécie apresentam uma ou mais caractéristicas q os assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por outras espécies, sejam predadores ou presas. ex.: coruja do árticoc/ plumagem de inverno.
coloração de aviso: funciona cmo proteção, alertando aos predadores q o animal tem sabor desagradável e é tóxico, sendo melhor evitá-lo. ex.:borboleta monarca.
mimestismo: duas espécies diferentes assemelham-se em certas características, o q constitui vantagem p/ uma ou p/ ambas em relação a outra ou outras espécies. ex.: corais verdadeiras e falsas-corais.

Esse é um pequeno resumo do capítulo 10, ainda faltou algumas coisas mas espero q vocês tenham gostado ! :) aproveitem esse conteúdo e comentem !!! ASHUSHHS'
Por : Priscila Batista .