sexta-feira, 4 de setembro de 2009

regiões zoogeográficas


As divisões geográficas baseadas nas fronteiras políticas, não ideais para situar as espécies dentro de um contexto biogeográfico. Sendo assim, através de uma análise biogeográfica do globo terrestre, os cientistas dividiram este em seis regiões zoogeográficas: Neártica, Etiópica, Oriental, Australiana, Paleártica e Neotropical. A região Neártica estende-se do Continente Europeu, passa pela África Saariana e atinge grande parte da Ásia. A Etiópica compreende a África ao sul do Deserto do Saara e a Ilha de Madagarcar. Já, a Oriental situa-se no Sudeste da Ásia (região das monções). A região Australiana distribui-se por Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia. A Neártica contem os territórios do Estudos Unidos, Canadá e Groenlândia. E finalmente a Neotropical engloba toda a América Latina e as Ilhas do Caribe. Alguns autores ainda denominam de Holártica a reunião das regiões Neártica e Paleártica e de Indo-australiana o somatório das regiões Oriental e Australiana. A lepidopterofauna possui representantes em todas estas regiões. A localização original ou o deslocamento pelas regiões zoogeográficas, de uma espécie, permite classificá-la em nativa, exótica ou cosmopolita. As espécies nativas são aquelas que habitam sua região original. As exóticas são aquelas, que por algum motivo, estão deslocadas dos sua região natal. Já, as cosmopolitas habitam todas as regiões zoogeográficas.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Regiões Zoogeografica

Zoogeografia é o ramo da biogeografia que estuda a distribuição geográfica das espécies animais. Além de mapear a distribuição atual das espécies, os zoogeógrafos formulam teorias para explicar essa distribuição, baseados em informações sobre geografia, fisiografia, clima, e história geológica, assim como o conhecimento da história evolutiva dos animais e as relações entre eles.

Distribuição por dispersão

A capacidade de dispersão por grandes distancias varia muito de grupo para grupo. Protozoários enquistados, tardígrados, rotíferos, esporos de fungos e muitos outros organismos pequenos são capazes de suportar condições adversas e podem ser levados a grandes distâncias pelo vento e, assim, não é surpreendente que muitas dessas formas apresentem ampla distribuição.

Influência do meio

Entre os fatores externos que atuam sobre os animais, um dos mais importantes é a temperatura. Conforme a capacidade de resistência às variações, os animais podem ser classificados em dois grupos: os estenotermos, muito sensíveis (por exemplo, peixes e alguns insetos, que morrem em decorrência da mudança brusca de temperatura), e os euritermos, que suportam grandes oscilações.

Interação com o meio

Para a compreensão da distribuição geográfica dos animais, é esclarecedor o estudo da paisagem. Assim, nas florestas equatoriais-tropicais, à semelhança do que se verifica com a vegetação, encontra-se grande variedade de espécies animais. As sinúsias (estratos de vegetação no interior da mata identificados por apresentarem espécies características) proporcionam diferentes ambientes para os animais.