quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Regiões Zoogeografica

Zoogeografia é o ramo da biogeografia que estuda a distribuição geográfica das espécies animais. Além de mapear a distribuição atual das espécies, os zoogeógrafos formulam teorias para explicar essa distribuição, baseados em informações sobre geografia, fisiografia, clima, e história geológica, assim como o conhecimento da história evolutiva dos animais e as relações entre eles.

Distribuição por dispersão

A capacidade de dispersão por grandes distancias varia muito de grupo para grupo. Protozoários enquistados, tardígrados, rotíferos, esporos de fungos e muitos outros organismos pequenos são capazes de suportar condições adversas e podem ser levados a grandes distâncias pelo vento e, assim, não é surpreendente que muitas dessas formas apresentem ampla distribuição.

Influência do meio

Entre os fatores externos que atuam sobre os animais, um dos mais importantes é a temperatura. Conforme a capacidade de resistência às variações, os animais podem ser classificados em dois grupos: os estenotermos, muito sensíveis (por exemplo, peixes e alguns insetos, que morrem em decorrência da mudança brusca de temperatura), e os euritermos, que suportam grandes oscilações.

Interação com o meio

Para a compreensão da distribuição geográfica dos animais, é esclarecedor o estudo da paisagem. Assim, nas florestas equatoriais-tropicais, à semelhança do que se verifica com a vegetação, encontra-se grande variedade de espécies animais. As sinúsias (estratos de vegetação no interior da mata identificados por apresentarem espécies características) proporcionam diferentes ambientes para os animais.

5 comentários:

  1. Mas a nossa Caatinga se assemelha muito o deserto né?Muito interessanrte enquanto existem regiõs muito quente existem outras muuuuuuuuuito geladas...

    ResponderExcluir
  2. É isso aê marcelo, são obras da natureza.hahaha!

    ResponderExcluir
  3. E com as Savanas Africanas,mas todas também tem suas diferenças.

    ResponderExcluir
  4. Isso Marcelo é granças a variação de temperatura existentes entre elas, além disso, outro fator importante é que isso tambem depende da distância que os meios estão em ralação a água.

    ResponderExcluir
  5. Outros fatores externos q atuam sobre os animais,, eh o tipo d relevo do ambiente,, o indice pluviometrico...

    ResponderExcluir