quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Classificação da espécie humana

Os seres humanos fazem parte da Classe Mammalia, que compreende animais de sangue quente, com pêlos corporais e que se alimentam de leitena fase jovem. Acreditam que os mamiferos tenham surgido entre 250 milhões e 240 milhões de anos atrás, a parti de um grupo primitivo de répteis.
Entre os primeiros mamíferos, surgiram pelos menos três linhagens, que diferiam basicamente quanto ao modo de reprodução: monotremados, marsupiais e placentários. A primeira linhagem originou os monotremados atuais - ornitorrincos e equdnas, que são mamíferos ovíparos. A segunda originou os marsupiais atuais, cujos representantes mais conheçidos são os cangurus e os ganbás. A terceira linhagem originou os placentários, grupo a que pertence a maioria dos mamíferos atuais, , inclusive nossa espécie.

Classificação da espécie humana em relação a algumas categorias taxonômicas :

Reino: Metazoa ou Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Primata
Família : Hominidae
Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens
Subespécie: Homo sapiens sapiens

Reino Metazoa e filo dos poríferos

No reino Metazoa há diversos filos, por agora, você poderá aprender algumas características importantes sobre os animais pertencentes ao filo dos poríferos ou espongiários.

Observe a tabela a seguir:

Grupos animais

Item

Descrição

Espongiários ou poríferos (filo Porifera)

Características gerais/ importância/ exemplos de animais

Exclusivamente aquáticos/animais filtradores com corpo repleto de poros por onde a água penetra.
Algumas esponjas que possuem espongina foram utilizadas como esponjas de banho.
Quanto à morfologia, podem ser encontradas esponjas dos seguintes tipos: áscon, sícon e lêucon. As esponjas do tipo lêucon ou rágon apresentam uma maior complexidade e espessura da parede que permite maior contato entre os coanócitos e a água que traz nutrientes.

Sistema esquelético e tegumentar

Células de revestimento externo: pinacócitos. Células de Revestimento interno: coanócitos flagelados.
Para sustentação, internamente podem apresentasr espículas (silicosas ou calcáreas) e/ou espongina (fibras orgânicas) . Na classe Calcarea encontram-se esponjas com espículas calcáreas (de carbonato de cálcio, na classe Hexactinellida os animais apresentam espículas silicosas e na classe Desmospongiae há seres com espículas silicosas e/ ou fibras de espongina.

Digestão

Sistema digestivo ausente. Digestão exclusivamente intracelular: coanócitos fagocitam partículas alimentares trazidas pela água que penetra pelos porócitos. Lembrar: a água entra pelo poro dos porócitos, passa pelo átrio e sai pelo ósculo.

Sistema respiratório

Ausente. Trocas gasosas efetuadas por difusão.

Sistema circulatório

Ausente. Amebócitos contribuem na distribuição de nutrientes

Sistema Nervoso

Ausente

Sistema excretor

Ausente. Excretas são eliminados por difusão

Reprodução e desenvolvimento

Reprodução assexuada por : regeneração e brotamento*
Reprodução sexuada : amebócitos produzem gametas que saem pelo ósculo e são levados pela água até outra esponja na qual penetram pelo porócito. A fecundação se dá no corpo desta segunda esponja . O desenvolvimento é indireto com larva anfiblástula.
*Observação:
Algumas esponjas de água doce podem realizar gemulação quando as condições do meio são inadequadas. As gêmulas são formas de resistência que permitem a sobrevivência da esponja quando os rios secam e seu retorno à forma ativa quando as águas voltam.

3 comentários:

  1. Oxi eu nam sabia q a placenta faz parte do feto e ñ da mãe,nosso conhencimento a cada dia é mutiplicado ñ é a toa q somos seres racionaisssss.
    Q massaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Esse post. leva-nos a enterpretar q um dia exitiu um unico descendente q deu origem a todas as especies.. tomando com exemplo: Reino:
    Metazoa ou Animalia
    Filo: Chordata
    Subfilo: Vertebrata
    Classe: Mammalia
    Ordem: Primata
    TANTO OS HOMENS COMO OS MACACOS PERTENCEM A ESSES GRUPOS..

    ResponderExcluir
  3. Interessante a digestão e nutrição dos poriferos,,

    Filtram a água q penetra em seu corpo,, retirando dela alimento e oxigênio,, em seguida a água com resíduos do metabolismo eh eliminada pelo ósculo.!

    ResponderExcluir