domingo, 2 de agosto de 2009

Teoria Moderna da Evolução


O surgimento da Genética no século XX e seu grande desenvolvimento permitiu a reinterpretação da teoria de Darwin à novas descobertas sobre a hereditariedade. Entre 1930-40, os conhecimentos genéticos foram incorporados as teorias de Darwin numa síntese evolucionária, daí surgiu a Teoria Moderna da Evolução ou Teoria sintética, às vezes chamada de Neodarwinismo. A teoria moderna incorpora ao conceito de seleção natural as explicações genéticas p/ a origem da diversidade, mas Darwin ñ dispunha de uma explicação consistente expondo sua teoria a críticas q ele ñ pode responder adequadamente.
A teoria moderna considera 3 fatores evolutivos principais: mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural.
Mutações gênicas: são alterações do código de bases nitrogenadas do DNA, q originam novas versões de genes, q podem produzir novas características nos portadores dea mutação, podem ocorrer espotaneamente, ou induzidas por agente externos, como radiações.
Recombinação gênica: refere-se à mistura de genes de indivíduos diferentes q ocorre na reprodução sexuada, nos organismo eucarióticos, a recombinação gênica ocorre por meio de 2 processos q acontecem durante a meiose: a segreção independente dos cromossomos e a permutação, ou crossing-over.
Seleção Natural: segundo Darwin todos os seres vivos lutam p/ sobreviver, os mais aptos tem maior chance de sobreviver, isso Darwin deu o nome de seleção natural, q inspira-se no fato de q alguns são presas e tem q evitar ser devorados, e outro são predadores e tem q capturar esses animais ou morrerão de fome. A seleçao natural é classificada de 3 tipos: estabilizadora, direcional e disruptiva.
seleção estabilizadora: qdo em ambientes estáveis, a média de indivíduos estar bem adaptada às condições ambientais, a seleção favorece os indivíduos médios e seleciona indivíduos c/ características extremas.
seleção direcional: qdo ocorrem mudanças ambientais e um fenótipo antes desfavorável passa a ser favorecido.
seleção disruptiva: akela q favorece os indivíduos portadores de características extremas numa curva normal, enquanto indivíduos médios levam desvantagem.

Existem também as adaptações:
camuflagem: propriedade de os membros de uma espécie apresentam uma ou mais caractéristicas q os assemelham ao ambiente, dificultando sua localização por outras espécies, sejam predadores ou presas. ex.: coruja do árticoc/ plumagem de inverno.
coloração de aviso: funciona cmo proteção, alertando aos predadores q o animal tem sabor desagradável e é tóxico, sendo melhor evitá-lo. ex.:borboleta monarca.
mimestismo: duas espécies diferentes assemelham-se em certas características, o q constitui vantagem p/ uma ou p/ ambas em relação a outra ou outras espécies. ex.: corais verdadeiras e falsas-corais.

Esse é um pequeno resumo do capítulo 10, ainda faltou algumas coisas mas espero q vocês tenham gostado ! :) aproveitem esse conteúdo e comentem !!! ASHUSHHS'
Por : Priscila Batista .

7 comentários:

  1. a teoria da evoluçao e um assunto muito interessante de aprender...
    como os animais se adaptam a o smbiente em que vivem, escolhem seus parceiros pelo fisico,se camuflam p fugir de predadores e p sobreviver.....

    por:lorrayna

    ResponderExcluir
  2. A teoria da Evololução esta presente em nosso dia-a-dia, pois como relata o filme"A Marcha dos Pinguins", adapta-se e sobrevive os bons, os fortes. De uma forma direta ou indireta isso nos afeta, seja no trabalho,ciclos de amizades ou na genética propriamente dita(...). Nos animais é diferente, a disputa de quem é caça ou caçador,presa ou predador!





    Por: *Samara Azevedo 8)

    ResponderExcluir
  3. Vlw gente! Tô vendo q estão pondo em prática os conhecimentos adquiridos em sala. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Comentamos no lugar errado professor! Mas o que fale é a intenção!

    Beijo's


    Por: Samara Azevedo!

    ResponderExcluir
  5. A teoria moderna da evolução TENTA explicar como surgiram os seres vivos na terra e como eles tendem a se adptar num determinado ambiente.Um ponto interessante é a camuflafem,porque com a passar do tempo os animais ficam parecidos com o ambiente em que habitam, fazendo com q suas presas ou predadores não o ditinguam.Portanto o assunto estudado em sala de aula foi e é bastante interessante.

    ResponderExcluir
  6. Adorei...
    Brigadu!!!
    Esse conteudo me ajudou miuto;

    ResponderExcluir
  7. Parabens carah, gostei do conteudo... ficou bem claro e direto! sem duvidas eu gostei muito! Obrigada :D

    ResponderExcluir