quinta-feira, 19 de novembro de 2009

FIXANDO CONHECIMENTOS:

Aqui vôcê irá demonstrar o que você aprendeu com o debate do capítulo 17 e 18.

7 comentários:

  1. as aulas relacionadas a esses capitulos foram memmmmm dinamicas ( k kk)... aprendemos (acho q todos ne!) sobre os biomas mundiais e brasileiros,e a influencia do homem na natureza.

    ResponderExcluir
  2. Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

    -Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

    Citando como exemplo a Caatinda do sertão nordestino,achei muito interessante a semelhança entre ela e o Cerrado brasileiro e as Savanas africanas,muito legal! :)

    ResponderExcluir
  3. Cidades sufocadas
    O fenômeno conhecido como inversão térmica, bastante freqüente em cidades como São Paulo, traz sérios problemas de saúde à população. Ele é assim explicado: normalmente, as camadas inferiores de ar sobre uma cidade são mais quentes de que as superiores e tendem a subir, carregando as poeiras em suspensão. Os ventos carregam os poluentes para longe da cidade grande. No entanto, em certas épocas do ano, há fatores que favorecem o fato de camadas inferiores ficarem mais frias que as superiores.

    O ar frio, mais denso, não sobe; por isso, não há circulação vertical e a concentração de poluentes aumenta. Se houver além disso falta de ventos, um denso "manto" de poluentes se mantém sobre a cidade por vários dias.

    Poluição de água
    O petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese, por interferir na chegada de luz ao fitoplâncton. São assim afetadas as cadeias alimentares marinhas.

    O acúmulo de certos detritos inertes, como poeiras e argilas, também interfere na transparência da água do mar, de rios e de lagoas e, portanto, compromete a realização da fotossíntese.

    O despejo de esgoto no mar pode tornar as praias impróprias para o banho, transformando-as em fontes de contaminação por vírus e bactérias. Esgoto orgânico, doméstico ou industrial, lançado nas águas de rios ou lagoas, pode acabar "matando" o ecossistema.

    A água quente usada em usinas atômicas, quando lançada nos rios ou nos mares, diminui a solubilidade do O2 na água; isso afeta os organismos sensíveis à diminuição do oxigênio.

    O despejo de substâncias não-biodegradáveis, como detergentes, não sofre ataque dos decompositores e permanecem muito tempo nos ecossistemas. Formam montanhas de espuma em rios poluídos.

    ResponderExcluir
  4. Biomas Brasileiros: Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação,os seres vivos vivem de forma adaptada as condições da natureza q neles existem. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais...ex. de biomas brasileiros: Caatinga, cerrado, floresta amaazonica, mata dos pinhais, mata atlantica e pantanal!
    foi mto legaal o debate, acho q todos nós aprendemos mto com isso !
    por : Priscila Ramos

    ResponderExcluir
  5. Podemos nos refirir ao estudo abordado no capítulo 17 e 18, a estes estarem referidos a população e meio ambiente.
    O capítulo 17 apresenta os biomas mais importates do globo, dentre ele podemos destacar a savana, taiga, tundra, cerrado, pradarias, entre outros que darão características ao meio que os englobam.
    Já o capítulo 18 irá fazer um estudo sobre a população inteferindo no meio, como será essa interferência, aparti do momento que o homem passa a degradar o meio com queimadas, desvastação e grandes emições de monóxido e dióxido de carbono o meio irá reagir da mesma forma, fator que as leis da física explicam(toda ação gera uma reação), onde podemos citar o esfeito estufa, chuvas ácidas e o derretimento das calotas polares.
    Na minha concepção, a metodologia aplicada por Fabricio facilitou o nosso enteder nesses capítulos, além de almentar os laços de professor e aluno.

    Fabrício vc é O CARA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amazônia ocupa uma área de 4.196.943 Km² e 49,29% do território nacional e que é constituída principalmente por uma floresta tropical.A Amazônia ocupa a totalidade dos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão(34%), Mato Grosso(54%), Rondônia(98,8%) e Tocantins(9%).A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.
    Cerrado ocupa uma área de 2.036.448, correspondente a 23,92% do território e que é constituído principalmente por savanas.O Cerrado ocupa a totalidade do Distrito Federal e parte do território dos estados da Bahia(27%), Goiás (97%), Maranhão(65%), Mato Grosso(39%), Mato Grosso do Sul(61%), Minas Gerais(57%), Paraná(2%), Piauí(37%), Rondônia(0,2%), São Paulo (32%) e Tocantins(91%).
    Mata Atlântica ocupa uma área de 86.289 Km² e 53,00% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.A Mata Atlântica ocupa a totalidade dos território do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas (52%), Bahia (19%), Goiás (3%), Mato Grosso do Sul (14%), Minas Gerais (41%), Paraíba (8%), Paraná (98%), Pernambuco (17%), Rio Grande do Norte (5%), Rio Grande do Sul (37%), São Paulo (68%) e Sergipe (51%).Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estruturase composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre, tendo como elemento comum a exposição aos ventos úmidos que sopram do oceano.
    Caatinga abrange 9,92% do território nacional, ocupando uma área de 844.453 Km², é constituída principalmente por savana estépica.[1] [6] A Catinga ocupa a totalidade do estado do Ceará e parte do território de Alagoas(48%), Bahia (54%), Maranhão(1%), Minas Gerais(2%), Paraíba (92%), Pernambuco(83%), Piauí(63%), Rio Grande do Norte (95%) e Sergipe(49%).
    Pampa que também é chamado de Campos do Sul ou Campos Sulinos ocupa uma área de 176.496 Km² correspondente a 2,07% do território nacional e que é constituído principalmente por vegetação campestre.No Brasil o Pampa só esta presente do estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho.O Bioma caracteriza-se pela grande riqueza de espécies herbáceas e várias tipologias campestres, compondo em algumas regiões, ambientes integrados com a floresta de araucária.
    Pantanal que ocupa uma área de 150.355 Km² e 1,76% do território nacional e que é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte.O Pantanal esta presente em apenas dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupando 7% do território do Mato Grosso e 25% do estado do Mato Grosso do Sul.A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de um pouco complicado de guardar todos os Biomas,entendemos o quanto eles são importantes,e de como estamos destruindo cada um deles :(

    ResponderExcluir