segunda-feira, 16 de novembro de 2009

  • Relações interespecíficas Relações ecológicas entre seres de diferentes espécies de uma comunidade biológica são muito diversificadas; há desde relações em que os indivíduos de uma espécie usam os e outra como alimento, até relações em que os individuos de duas espécies trocam benefícios e dependem uns dos outros para sobreviver. Quando analisadas do ponto de vista de ganho ou perda para os indivíduos envolvidos, as relações ecológicas interespecíficas podem ser classificadas em positivas e negativas. Relações ecológicas positivas são aquelas em que um ou ambos os indivíduos assosciados beneficiam-se e não há prejuízo para nenhuma das partes. Relações ecológicas negativas São aquelas em que há prejuízo para um dos participantes da relação ou para ambos.
Protocooperação

Protocooperação
, também chamada apenas de cooperação ou mutualismo facultativo, é um tipo de relação ecológica em que as espécies associadas trocam beneficíos, mas também podem viver sozinhas.
Um exemplo de é a relação entre grandes mamíferos, como bois, búfalos e rinocerontes, e aves que comem seus carrapatos. Há vantagens tanto para mamíferos, que se livra dos incômodos parasitas, quanto para o pássaro, que obtém alimento com facilidade. Crocodilos também convivem cooperativamente com aves que entram em sua boca, removendo detristos e sanguessugas de suas gengivas.

Herbivoria

herbivoria
é a relação em que animais herbivoros se alimentam de partes vivas de plantas. Do ponto de vista individual, há prejuízo para as plantas e benefício para os animais que delas se alimentam. Essa relação, entretanto, é uma das mais importantes na natureza: é por meio da herbivoria que a energia captada da luz solar pelos produtores pode passar para os demais niveis trópicos das cadeias alimentares.

Predação

Predação é a relação em que uma espécie animal, predadora, mata e come individuos de outra espécie animal, que constituem suas presas. Do ponto de vista individual, as espécies predadoras beneficiam-se, enquanto as presas são prejudicadas. Do ponto de vista ecológico, a predação é um mecanismo que regula a densidade populacional, tanto para presas como para predadores. A estreita correlação observada entre as flutações no tamanho das populações de predadores e as das presas é da maior importancia para a sobrevivencia de ambas.

Competição interespecífica

Quando duas espécies de uma comunidade disputam os mesmos recursos do ambiente, pode-se dizer que seus nichos ecológicos se "sobrepõem", e ocorre competição interespecífica. Por exemplo, espécies que comem capim, como os gafanhotos e o gado, competem por alimentos, ocorrendo sobreposição da parte de seus nichos referentes à alimentação. Plantas cujas raízes estão na mesma profundidade do solo competem por água e por nutrientes minerais. Quanto mais os nichos ecológicos das espécies assemelham-se , ou seja, quanto mais sobrepostos eles forem, amis intensa é a competição entre as espécies.

O conceito de simbiose

Em 1879, o biólogo alemão Heinrich Anton de Bary criou o conceiti de simiose para designar a relação ecológica próxima e interdependente de certas espécies de uma comunidade, com consequencias vantajosas ou desvantajosas para pelo menos uma das partes. podem-se destinguir quatro tipos de simbiose: inquilinismo, comensalismo, mutualismo e parasitismo.


8 comentários:

  1. uma relação ecológica interespecífica que eu achei interessante é o inquilinismo.
    Que é definido como uma associação interespecifica harmônica, na qual apenas uma espécie é beneficiada sem, entretanto, existir prejuízo para a outra espécie associada. O inquilino obtém abrigo (proteção) ou ainda suporte no corpo da espécie hospedeira.
    Achei interessante o exemplo citado em sala, que representou a busca pela luz do sol por parte das plantas rasteiras que por adaptação passaram a situar-se no alto das árvores.

    Ass: Allan Thercio

    ResponderExcluir
  2. É importante lembrar que nem todas as relações ecológicas beneficiam ambos os participantes, mas mesmo assim são importantes porque é através delas que se segue a permanencia da cadeia alimentar.

    Ass: Allan Thercio

    ResponderExcluir
  3. Uma relação ecológica que eu achei interessante foi o inquilinismo, onde um individou usa outro como morador sem prejudica-lo.

    um SALVE AEW PRA, PRO, PRA, O 3 "A"

    TIAGO ANTONIO

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Tiago(FOLGADO), vivendo na dependência do outro sem prejudicá-lo ... a se existisse isso na nossa sociedade kKkk

    ABRAÇO A TDS ...

    Deywrhamany Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.

    ResponderExcluir
  6. as relaçoes ecologicas intra e interespecificas..sao as denominaçoes dadas a interação dos organismos de uma comunidade biologica.. ex: competição; cooperação; protocooperação;herbivoria...etc..

    ResponderExcluir
  7. Na protocooperação, embora as duas espécies envolvidas sejam beneficiadas, elas podem viver de modo independente, sem que isso as prejudique.
    Muito interessante,adorei :)

    ResponderExcluir
  8. As relações ecológicas são necessárias para controlar o habitat seja ambos beneficiados ou não.
    Relãção interesante é a predação, esta é um tipo de interação muito fundamental na natureza, onde os predadores capturam presas para sua alimentação. Podemos imaginar que essa relação é benéfica apenas para o predador, mas sob o ponto de vista ecológico isso é importante para regular a densidade populacional tanto de presas quanto de predadores.

    As: Diego

    ResponderExcluir