segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Relações Ecologicas entre Seres Vivos

  • Tipos de relação ecológica

Os organismos de uma comunidade biológica interagem entre si. Essas interações, costumam ser classificadas pelos biólogos em intra-específicas e interespecíficas. Relações intra-específicas são as que se estabelecem entre indivíduos de mesma espécie, enquanto relações interespecíficas são as que se estabelecem entre indivíduos de espécies direfentes.

  • Relações intra-específicas
Organismos de mesma espécies quase sempre disputam recursos do meio; em que eles se auxiliam mutuamente, trocando benefícios.


*Competição entra- específica

Competição entra- específica é a disputa, entre endivíduos de mesma espécies, por um ou mais recursos do ambiente. Dependendo da espécie, pode ocorrer competição por água, alimento, minerais, luz, locais para contruir os ninhos, parceiros para reprodução etc.

*Cooperação intra-específicas: colônias e sociedades

Colônias

Uma das Formas de cooperação intra-específica é a colônia, em que indivíduos de mesma espécies vivem agrupados, interagindo de forma mutuamente vantajoa.
A complexidade das colônias e a mneira pela qual seus componentes dividem as tarefas de sobrevivência variam. Por exemplo, diversos tipos de bactérias formam agrupamentos relativamente simples, em que um conjunto de individuos semelhantes compartilha uma massa gelatinosa, produzida pela colaboração de todos.

Sociedades

Sociedades são grupos de organismos de mesma espécies em que os indivpiduos apresentam algum grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho, conservando relativa independência e mobilidade. Estas últimas características distinguem sociedade de colônia, na qual os indivíduos são fisicamente unidos. Diversas espécies, inclusive a nossa, vivem em sociedade. Exemplos de sociedades altamente organizadas são encontrados nos insetos sociais das ordens Hymenoptera (abelhas, formigas e vespas) e Isoptera (cupins).

7 comentários:

  1. outro exemplo de colonia é a das abelhas e a das formigas onde todos interagem pelo bem comum mas sempre com um "lider" no caso das abelhas é a abelha rainha q é a única fertil e se reproduz com os zangões q após perderem seu órgão reprodutivo morrem.
    E as operárias são inferteis.

    Ass: Allan Thercio

    ResponderExcluir
  2. Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.




    Ass: Samara Azevedo

    ResponderExcluir
  3. Relações Ecológicas

    Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intra-específicas, que ocorrem entre seres da mesma espécie, e as interespecíficas, entre seres de espécies distintas.

    É comum diferenciar-se as relações em harmônicas ou positivas e desarmônicas ou negativas. Nas harmônicas não há prejuízo para nenhuma das partes associadas, e nas desarmônicas há.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com elaine.tb pode-se falar sobre as principais relações ecológicas intra-específicas que são: colônia (indivíduos unidos, atuando em conjunto; ás vezes repartem funções.EX:corais),
    Sociedades (individuos independentes, organizados cooperativamente.EX:abelhas) e competição intra-específica (onde individuos concorrem pelos mesmo recursos do meio, verificado em quase todas as espécies)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O que mais chama a atenção em uma colméia é a sua organização. Todo o trabalho é feito por abelhas que não se reproduzem, as operárias. Elas se encarregam de colher o néctar das flores, de limpar e defender a colméia e de alimentar as rainhas e as larvas (as futuras abelhas) com mel, que é produzido a partir do néctar.

    A rainha é a única fêmea fértil da colméia coloca os ovos que irão originar outras operárias e também os zangões (os machos), cuja única função é fecundar a rainha.

    Portanto, uma sociedade é composta por um grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem juntos de forma a permanente e cooperando entre si.

    Entre os mamíferos também encontramos vários exemplos de sociedades, como os dos castores, a dos gorilas, a dos babuínos e a da própria espécie humana. A divisão de trabalho não é tão rigorosa quanto as abelhas, mas também há varias formas de cooperação. É comum, por exemplo, um animal soltar um grito de alarme quando vê um predador se aproximar do grupo; ou mesmo um animal dividir alimento com outros.
    ASS:Priscila Ramos de SOUZA

    ResponderExcluir
  7. As relações ecológicas são aquelas que se manifestam em diferentes populações de um ecossistema que pode ocorrer em indivíduos de uma mesma espécie ou não. Quando esta relação acontece em indivíduos da mesma espécie denomina-se relação intra-específica e quando ocorre em indivíduos de espécies diferentes dá-se o nome de relação interespecífica.

    ResponderExcluir